segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tipos de Vidros

Boa tarde pessoal!

O nosso primeiro assunto será sobre cobertura de vidro, vamos abordar os tipos de vidros.


Temperado: é feito pela passagem do vidro comum por um forno de tempera horizontal ou vertical, resiste a temperaturas ate 200 °C.




Laminado: são duas ou mais chapas de vidro que tenham sido submetidas a um processo de laminação que se unem por uma película plástica, convém em ser usada em grandes áreas para cobertura. Esse tipo de vidro tem benefícios como isolante acústico, térmico, controla a incidência dos raios ultravioleta ( filtrando 99,6 %) e infravermelho, tendo também redução de ruídos indesejáveis.




Refletivo: tem uma camada de metalização que reflete os raios solares dando proteção do calor ao ambiente. É o vidro mais recomendado para proteção do calor, mas seu desempenho varia de acordo com a cor do vidro.




Espelhado : reflete imagens nas suas superfícies.




Low-e: tem uma camada muito fina que age com a diferença de temperatura refletindo o calor de volta a sua fonte, permite que passe a luz solar mas impede as radiações UV e IV.




Aramados: é um vidro muito tradicional, sendo ele impresso e translúcido estando disponível em varias cores e podendo ser utilizado em forma de curvas. Contendo uma malha material no interior do vidro que em caso de quebra retém os cacos. Usado quando o local requer muita segurança como em grandes áreas de coberturas.




Autolimpante: esse tipo de vidro recebe no seu processo de fabricação produtos químicos na superfície do vidro que impedem a aderência de sujeira e quando chove faz com que a agua escorra em uma cortina única evitando marcas no vidro.





Curvos: vidros que podem ser curvados em diversas inclinações e podendo ser moldado de varias formas, sendo um tipo de vidro muito mais próximo da realidade.





Com proteção anti- risco: utilizado em locais que são sujeitos a danos de abrasão. ( Não existe no Brasil ainda ).


Vidros Decorativos: passam por tratamentos estéticos como jateamento, serigrafia ou lapidação. Tendo que ser utilizado um vidro de base que possa estar em condições de uso e segurança.


Cada vez mais percebemos a tecnologia se aperfeiçoando e se adequando ao nosso conforto, praticidade, qualidade, a nossa preferência também.


FONTE: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2002-1/Coberturas_Transparentes/vidro.htm


Postado por Bruna Tetisner :D